Para ser psicólogo é essencial entender o que o cérebro e como ele funciona. Assim, a disciplina de Psicofisiologia e Neurofisiologia tem como objetivo principal dar base sobre como o sistema nervoso funciona nos seus aspectos mais microscópicos como a comunicação celular que ocorre entre os neurônios até no seu aspecto mais abstrato como a formação da memórias e emoções. Esse curso será uma sequencia das aulas de neuroanatomia e irá permitir o entendimento das principais funções psicológicas e neurobiológicas do encéfalo e do corpo como um todo.
Além disso a disciplina irá fazer conexões com outras áreas de conhecimento como etiologia e semiologia dos transtornos psicopatológicos e psicofarmacologia que também compõe a matriz curricular do curso de Psicologia. Além disso, essas interdisciplinaridade será utilizada na construção das questões de aprendizagem que serão desenvolvidas ao longo das aulas e nos processos avaliativos, logo, teremos casos clínicos, situações problemas que contextualizam e aplicam os conhecimentos de neurofisiologia na prática.
Esses conhecimentos possibilitarão a avaliação de distúrbios psíquicos e de transtornos, e assim pode-se diferenciar o normal do patológico. Logo, anime-se universitário de psicologia, neurofisiologia é fundamental para sua formação profissional.
Prof. Rodrigo Freitas
PhD, Neurocientista